Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Mesa baixa Módulo (1978), de Oscar Niemeyer. Foto: MoMAMesa baixa Módulo (1978), de Oscar Niemeyer. Foto: MoMA

MoMA reúne nata do design moderno latino-americano

Crafting Modernity: Design in Latin America, 1940–1980 abre em Nova York uma semana antes da Design Week, em São Paulo.

(Nova York, brpress) – O design moderno latino-americano ganha a primeira exposição em um grande museu norte-americano e tem brasileiros em destaque: Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi (ítalo-brasileira), Roberto Burle Marx, Antonio Bandeira, entre outros. Crafting Modernity: Design in Latin America, 1940–1980 está em cartaz no Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA, até 22 de setembro. A mostra em NY abriu uma semana antes da Design Week, que acontece em São Paulo, de 14 a 24 de março.

Enquanto peças de design made in Brasil, como a convidativa poltrona Bowl Chair (1951) ,de Lina Bo Bardi, e a esquistona mesa baixa Módulo (1978), de Niemeyer, abrilhantam Crafting Modernity, a Design Week enche São Paulo de eventos, mostras e workshops que vão desde tours arquitetônicas por edifícios históricos – como “retrofitado” Edifício Martinelli – no centro da cidade, até lançamentos de materiais de construção e decoração de interiores, em oito distritos.

Design industrial

A conexão do design com a indústria, amarrando inovação e tecnologia, é um dos pontos de intersecção entre a Design Week e Crafting Modernity. A expo no MOMA reúne mais de 100 trabalhos da nata do design moderno doméstico latino-americano, contextualizando a industrialização no nem tão homogêneo nem politicamente estável cenário na região, representada por seis países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela.

Os objetos, extraídos da coleção do MoMA e de coleções públicas e privadas nos EUA, na América Latina e na Europa, contam essa história. São móveis, gravuras, têxteis, fotografia e , cerâmicas – elas que voltam a brilhar nas mais recentes feiras de design mais famosas do mundo, como a PAD London.

Impressão 3D

Se no MoMA, vemos ceramistas transformando peças artesanais em itens de fábrica, a Design Week oferece uma oficina de impressão de cerâmica na primeira máquina 3D do Brasil para fins artísticos.

“Juntos faremos uma peça do zero para você levar para casa”, promete a descrição do workshop de cerâmica 3D mão-na-massa, que acontece em 21/03 (inscrições no site da DW). A ideia é mostrar como preparar a argila, o pensamento por trás de cada projeto e as demais etapas até a peça final.

É uma técnica com a qual os designers latino-americanos do pós-guerra reunidos na exposição do MoMA jamais sonharam. No entanto, foram eles que fizeram a conexão arte e indústria, com o advento do chamado design industrial proporcionando uma produção em escala para consumidores ávidos pela funcionalidade da modernidade.

No Brasil, o pintor, fotógrafo e designer Geraldo de Barros (1923-1998), que está na mostra do MoMA, é um exemplo de profissional posicionado na vanguarda dos processos de manufatura local de móveis de design, dos anos 50 aos 80, com as marcas Unilabor e Hobjeto.

#brpressconteudo #dwsp2024 #design

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate